O espaço da Escola e dos Educadores na vida dos alunos
“... acredita que a Escola possa ser um lugar de satisfação,
de alegria, um lugar com espaço para
especificidade da infância e da juventude e,
em suas palavras, compromete-nos a trabalhar para que isso aconteça.”
Snyders, 1993.
O processo de mundialização, iniciado timidamente com as grandes descobertas e acelerado no final do século XX, com a globalização e o neoliberalismo, aponta-nos a necessidade de investirmos ainda mais na formação de nossos alunos dentro da Escola, colaborando para que sejam cidadãos conscientes, com direitos e deveres já instituídos e muitos outros por constituir, fazendo valer a máxima de que, o espaço Escola seja “um lugar de satisfação, de alegria para especificidade da infância e da juventude...” Tudo isso, aumenta ainda mais, nossa responsabilidade como educadores.
Contudo, algumas Escolas começam a reorganizar suas práticas movidas pela convicção de que a Escola tem hoje uma função educativa mais ampla, cabendo-lhes suplementar a ação da família. Isso ocorre porque, paralelamente às modificações na estrutura e na dinâmica familiar, as crianças e, sobretudo os jovens, estão cada vez mais fragilizados, expostos a uma gama crescente de perigos e influências negativas. O desrespeito e a irreverência estão presentes na mídia – a qual banaliza e promove a violência e a erotização precoce, nos shoppings - que estimulam o consumismo e o exibicionismo, nas ruas e nos bares – onde a violência, a sexualidade e a droga atraem e aprisionam crianças, adolescentes e jovens.
Esse reorganizar a Escola passa pela tentativa de torná-la um espaço mais atraente, acolhedor, agradável, estimulante e formador de opiniões e comportamentos. Assim, são agregados ao currículo eventos: extraclasse, aulas especiais extra-horário, atividades extracurriculares, é a oferta da Escola em tempo integral, o atendimento aos aspectos nutricionais....
Em contrapartida, em sala de aula pouca coisa mudou. Professores continuam expondo o conteúdo, marcando tarefas corriqueiras, usando somente quadro e giz, mandando abrir o livro e vamos ler o texto...
Até quando?
Lentamente conseguimos ver algumas mudanças e assistir um movimento de renovação das práticas escolares.
As Escolas começam a:
· flexibilizar o tempo: passando para trimestres (dando assim um espaço maior para consolidar o processo de aprendizagem dos alunos);
· diminuir o número de avaliações (levando em consideração o aprendizado diário dos alunos);
· modificar seus registros escolares (não somente o boletim com notas, mas com pareceres, relatórios e conceitos);
· incluir no currículo filosofia, história da arte, música, dança (valorizando o ser);
· incentivar e promover o protagonismo juvenil através de grupos de jovens, grêmio estudantil, pastoral da juventude (com objetivos variados – cunho social, político, cultural, artístico, ecológico, ou de missão e engajamento);
· promover gincanas, festivais, feiras, mostras, que envolvam os alunos, direcionando seus interesses, oportunizando a canalização da energia e da agressividade.
O que tem sido feito faz-nos acreditar que a Escola sobreviverá, reforçando a idéia de que começamos a descobrir caminhos e alternativas para que ela se torne atraente e útil aos alunos, suas famílias e à sociedade como um todo.
Educadores e gestores - precisamos compartilhar o desejo e o esforço em mudar. É urgente a necessidade de valorizarmos nossas práticas educativas e de gestão escolar.
Como ponto de partida, proponho uma reflexão sobre nossos referenciais teóricos - os que fundamentam e que enriquecem a cada um de nós como educadores e gestores - pesquisadores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
ACÚRCIO, M. R. B. Questões Urgentes na Educação. Porto Alegre/ Belo Horizonte: Artmed, 2002.
ANTUNES, C. Novas Formas de Ensinar, Novas Formas de Aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FREIRE,P. Educação e Mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
NEIL, A. S. Liberdade sem Excesso. São Paulo: Ed. Ibrasa, 2002.
SNYDERS, G. Alunos Felizes. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
domingo, 23 de agosto de 2009
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