segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PARABÉNS EDUCADORES! 15 DE OUTUBRO
REFLEXÃO: O PROBLEMA DA INDIVIDUAÇÃO NO COLETIVO

Uma das questões que dificultam a educação atual está relacionada ao problema da individuação no coletivo, isto é, da importância de termos um olhar individual diante da realidade de sala de aula em que acontece a relação entre professor(a) e aluno(a).
Cada aluno(a) traz uma história de vida, uma família, uma cultura, aprendizados que o tornam diferente. A cada novo olhar que se aproxima do Colégio surge uma nova demanda, um novo desafio, uma nova riqueza.
O Colégio está em constante movimento de conhecimento entre professor(a) e aluno(a), em que acontece a busca da individuação. Sendo assim, será que os segredos do sucesso na educação está em desenvolver a capacidade intuitiva, transcender nossos preconceitos para poder captar a unicidade de cada aluno(a) na interação com o meio? Somos profissionais da educação e tentamos buscar sentido mais profundo, imerso no ser de cada aluno(a). Nós, profissionais, gostamos de ser ouvidos, respeitados, admirados pelos(as) nossos(as) aluno(as). Cabe-nos perguntar quanto tempo de nossas aulas dedicamos às idéias diversas das nossas, mesmo daquele que não acredita na utilidade do que dizemos. Acredito que o(a) aluno(a) precisa ser ouvido, respeitado por suas idéias e questionado naquilo que acredita serem suas grandes verdades. Colocar-se lado a lado nesse processo é permitir que nossas “verdades” sejam postas em dúvida. Enquanto existem os questionamentos, a possibilidade de troca se faz sentir. Facilmente “fechamos” este questionamento e constatamos que fazemos o papel de professor(a) de escritório, apenas carimbamos as notas baixas nos passaportes dos(as) alunos(as). Com essa postura, afirmamos nossa cômoda maneira de não resolver situações - problema. Nossos talentos precisam ser aprimorados para que possamos nos sentir estimulados para melhor ajuda-los a partir da área que atuamos.
Outro fator que não deve ser descuidado é a emoção dos(as) alunos(as), a fim de que possamos ativar sua memória, a qual é responsável pelas relações mentais entre o que está ouvindo e as experiências adquiridas no passado, e então possa fazer representações nos moldes da sociedade atual (Cury, 2003). O processo da individuação assinala para nos desprendermos das aulas expositivas e de nossos objetivos pré-preparados, para dar atenção a situações de desconforto ou alegria que o grupo está vivenciando.
Ser professor é ser desafiado constantemente num mundo que se tecnologiza e rouba das pessoas o lado emocional e humano, e aqui pecamos por não nos darmos conta de nosso trabalho de profissionais do saber alicerçados em valores existenciais.
Olhar o indivíduo no particular é estar aberto para a possibilidade de que nem todos irão compreender ou desenvolver algum conhecimento apenas com uma única metodologia. Se oportunizarmos meios criativos para que o(a) aluno(a) possa ter prazer no exercício de troca de experiências e idéias, maiores serão as chances de esses momentos se tornarem significativos e inesquecíveis.
Se fizermos uma reminiscência dos momentos em que fomos alunos(as) , para muitos de nós os(as) professores(as) inesquecíveis foram aqueles que souberam ser e ensinar, que tiveram a coragem de aceitar nossas limitações a fim de nos conduzir por outros caminhos desconhecidos e favoráveis ao conhecimento, sem, no entanto, deixar de ser pessoa.

Referência Bibliográfica: CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Sextante, 2003.
Rosângela de Mello Maciel

Um comentário:

  1. O Ir. Moarcir tem razão: Ler seu Blog é preciso. Vou indicá-lo a outros professores. Excelente trabalho. Ir. JH. www.joseheber.blogspot.com

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